23/06/2009

Demo Sul completa 10 anos com várias novidades

Entre as novas atividades se destacam as oficinas formativas e as Prévias Demo Sul

Neste ano, o Demo Sul está completando 10 anos de existência. Para marcar a data, a organização preparou uma série de novas atividades que vão integrar a programação do Festival.
Para começar, desta vez o Demo Sul vai ter a duração de nove dias. Entre os dias 15 e 23 de outubro, 28 bandas vão se revezar em quatro espaços diferentes.
A abertura está marcada para o dia 15, na Concha Acústica. No mesmo dia, também acontece a já tradicional Feira Demo Sul, uma ação do Festival que abre espaço para o intercâmbio entre público, produtores, músicos, jornalistas, lojistas e outros interessados em compor um modelo cooperativo baseado nos princípios da economia solidária. Além da simples oferta de produtos, a intenção é dinamizar os bens e serviços organizados por cada segmento e impulsionar a cena independente. 

Outra ação importante que o Festival vai trazer neste ano são as atividades formativas. Entre os dias 18 e 20 de outubro estão programados dois workshops e duas oficinas. Tudo com inscrições gratuitas.
Para os guitarristas afim de trocarem experiências, Marco Tureta, compositor, instrumentista e produtor, vai ministrar um workshop de Guitarra Rock. Os baixistas também terão sua vez e poderão aprender um pouco com o mato-grossense Ebinho Cardoso, expoente da nova geração de baixistas brasileiros que toca jazz e fusion. 

Da rádio da Universidade Federal de São Carlos, o pessoal do projeto Independência ou Marte vai ministrar uma das oficinas, que pretende ensinar aos participantes como montarem suas próprias rádios na internet. E em parceria com a Kinoarte o Demo Sul também vai oferecer gratuitamente uma oficina de produção de videoclipes. A idéia é capacitar o público interessado em produzir seus próprios mecanismos de mídia como uma maneira de fortalecer sua autonomia como produtores.
Tem também o VI Simpósio de Música Independente, que está marcado para acontecer no dia 21 de outubro. Com inscrições gratuitas, o Simpósio é um espaço para a discussão e a reflexão do que vem sendo feito na cena independente: quais são suas carências, suas estratégias e o que se pode fazer para aprimorá-la.

Prévias Demo Sul
Uma grande novidade deste ano são as Prévias Demo Sul. As Prévias vão funcionar assim: a curadoria do Festival vai selecionar, por meio de edital, 25 bandas para participarem dos shows das Prévias Demo Sul, que vão acontecer nos dias 3, 4, 10, 11 e 12 de setembro. Saiba como participar!

O Festival
O Demo Sul conta com o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura (MINC) e do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (PROMIC). Realizado anualmente em Londrina pela Braço Direito Produções, o Festival se consolida cada vez mais como um evento que não só busca mostrar o que tem sido feito na música independente, mas também que organiza ações visando seu debate e seu fortalecimento.
Nestes 10 anos de existência, o Demo Sul abriu espaço para as mais diversas bandas independentes da cena local e grupos de reconhecimento nacional e internacional. Nomes como Mudhoney, Nação Zumbi, Edgar Scandurra, Cachorro Grande e Júpiter Maçã já figuraram nos palcos do festival. Alem disso bandas como Trilöbit, Macaco Bong, Porcas Borboletas, Moveis Coloniais de Acaju e The Brown Vampire Cats tiveram suas carreiras impulsionadas com o apoio do festival.