Cobertura Colaborativa


A Cobertura Colaborativa têm ganhado um espaço cada vez maior nos festivais e eventos de cultura independente de todo o país. O projeto foi iniciado no Demo Sul em 2010, volta à 13ª edição do Festival almejando estimular e produzir ampla cobertura participativa do evento.

Na cobertura, os participantes podem produzir diversos conteúdos como resenhas críticas das bandas, shows, entrevistas, fotos, vídeos, podcasts, entre outros materiais de diversas mídias. Os materiais são veiculados pela internet através do blog, facebook, twitter, youtube, entre outros, em uma cobertura quase que instantânea do evento.

A produção colaborativa é bastante atual e caminha junto aos conceitos de internet livre, democratização de acesso e inteligência coletiva. Ela pode ser definida como um processo criativo coletivo no qual a informação não possui caráter único, podendo ser alterada por todos e captada a partir de diferentes olhares. 

Macondo Circus (Santa Maria/RS), Festival Escambo (Sábara/MG), Móveis Convida (Brasília), Festival Transborda (Belo Horizonte/MG), Festival Canja (Bauru/SP), Festival Contato (São Carlos/SP) são alguns dos exemplos de festivais que já experimentaram o projeto, que também aconteceu no Demo Sul em 2010, com uma excelente resposta do público e dos participantes.



#tudoaomesmotempoagora

A Cobertura Colaborativa estimula a produção e o fomento de conteúdo, além da articulação de novos agentes interessados em movimentar a cena cultural local; registra, a partir de vários olhares, os eventos integrados ao Demo Sul ; democratiza o acesso a informação e a cobertura do evento e proporciona um estágio real e intensivo de aprendizagem na área cultural (musical).
#comofaz

Nos dias do Festival, a Cobertura Colaborativa do Demo Sul se instala em alguns locais onde o evento acontece, montando ilhas e QGs de edição com infra-estrutura básica para os envolvidos trabalharem e produzirem cobertura em tempo real.