Sobre

O Festival Demo Sul foi realizado pela primeira vez em agosto de 2001 e desde então não parou. Produzido pelo Coletivo ALONA, é um festival anual de música independente que acontece em Londrina, norte do Paraná. Hoje, é considerado o maior festival de música independente da região Sul do País.

O Festival Demo Sul foi criado, inicialmente, para fortalecer a cena musical local, possibilitando a descoberta de novos artistas potenciais. A partir da segunda edição (2002), o evento passou a lançar anualmente uma coletânea em CD, distribuído em rede nacional, com todas as bandas que se apresentaram no festival. Todas as "Coletâneas Demo Sul" estão disponíveis para download integral no blog.

O Demo Sul foi um dos primeiros festivais filiados à Abrafin (2005). Também foi um dos pioneiros ao trazer o Simpósio de Música Independente dentro da programação oficial do evento. Este Simpósio nasceu com o objetivo de desenvolver reflexões e conceitos sobre produção, publicidade, comunicação, agenciamento e organização do setor da música independente.

Desde a idealização do festival, acontece paralelo ao evento, a Feira Demo Sul. A feira é uma ação que agrega os diversos agentes do ramo, como músicos, lojistas, expositores, produtores musicais, diretores de audio visual, jornalistas, fotógrafos, designes, etc para trocar experiências e informações a respeito da produção musical. Portanto, a Feira Demo Sul adota um modelo cooperativo de troca (economia solidária), que tem a finalidade de dinamizar bens e serviços oferecidos dentro do setor.

Em 2006, também paralelo ao festival, surge o projeto Noites Demo Sul, como uma espécie de prévia do evento, na qual as bandas de Londrina, se apresentam em pocket shows, com o objetivo de mostrar as composições próprias. Como a idéia teve uma repercussão positiva, em 2007, a Braço Direito potencializou o projeto. Assim, a cada edição, uma banda de outro estado é convidada para se apresentar ao lado das atrações locais.

Em 2010, o Festival inova mais uma vez trazendo à Londrina o projeto de Cobertura Colaborativa, em que os participantes podem produzir diversos conteúdos como resenhas críticas das bandas, entrevistas, fotos, vídeos, podcasts, e diversos materiais de diversas mídias e veiculá-los na internet através do blog, facebook, twitter, youtube, entre outros, em uma cobertura quase que instantânea do evento.

Demo Sul 2010
Público de  25 mil pessoas participam das ações e
dos shows espalhados pela cidade.


----
Cronologia 2001 - 2012
Publico direto: 150.000 pessoas 
Publico indireto: Um milhão de pessoas

Participação de bandas regionais: 158 
Participação de bandas nacionais: 170
Participação de bandas internacionais: 07 
Material recebido: 1.350 - (bandas regionais e nacionais) 
Material recebido: 41 (bandas internacionais) 
Quantidade de imprensa: 120 veículos cadastrados 
Quantidade de Jornalistas: 50 cadastrados de todo Brasil 
Empregos gerados: 400 - (média anual) 
Mais de 300 matérias em sites, TVs, jornais e revistas de todo o Brasil e do exterior.

Indicações

Indicado a categoria de melhor festival de música independente pelo selo carioca Midsummer Madness;

Indicado quatro vezes a categoria de melhor festival de música independente pela Revista Dynamite;

Indicado duas vezes a categoria de melhor festival de música independente no Prêmio Toddy de Música.