15/09/2010

A primeira noite das Prévias

Atendendo aos ansiosos pedidos mineiros, posto abaixo um texto que produzi para a universidade sobre o primeiro dia das prévias, no qual, óbvio, estive presente em carne, osso, bloquinho e gravador.

“A edição 2010 do Demo Sul é a que vai ter mais novidades”. É assim que Marcelo Domingues, organizador do festival londrinense de música independente, destaca o que vai acontecer entre os dias 15 e 23 de outubro, durante o evento, que completa uma década esse ano. Antes do pontapé inicial, ocorreram prévias durante os dias 3, 4, 10, 11 e 12 de setembro que selecionaram bandas para tocar durante o Demo Sul. Os shows aconteceram na Vila Cultural Alona e, para assistir, bastava trocar um ingresso por um quilo de alimento não perecível. Segundo Domingues, os alimentos arrecadados foram destinados à Associação Solidariedade Sempre, que é uma entidade filantrópica voltada para o auxílio de adolescentes de baixa renda.

A reportagem esteve presente nas prévias do dia 3, uma sexta-feira. Durante a noite, estavam previstas apresentações de duas bandas de Londrina, uma de Maringá, outra de Curitiba e, por fim, um grupo vindo de Porto Alegre. A noite começou com a pegada alternativa à la anos 90 da banda local Monkberry, que, posteriormente, viria a ganhar na votação de melhor da noite. Logo após, o público pode assistir ao indie melódico dos maringaenses do Tiny Cables Ink. Entrevistados nos bastidores, os rapazes da cidade vizinha fizeram comentários sobre a cena musical londrinense. Para eles, o excessivo número de covers em Londrina sufoca produções próprias de artistas e bandas pé-vermelhos – e o Demo Sul é uma das poucas oportunidades de mostrar música independente ao público.

A terceira banda a subir ao palco foram os curitibanos da Anacrônica. Contando com um vocal feminino que agitou a plateia, o grupo revela ter influências musicais que vão desde Os Mutantes até Red Hot Chili Peppers. Em março deste ano, Anacrônica abriu o show dos escoceses do Franz Ferdinand em São Paulo. Em seguida, os londrinenses da Um Tênis Sujo e um Scarpin apresentaram ao público um rock vibrante, que faz referência à The White Stripes e Arctic Monkeys. Fechando a noite, os gaúchos do grupo Empíricos fizeram uma apresentação voltada a um rock sentimental e mais introspectivo – mas, sem fazer referências à fórmula batida do emocore. Gato e Sapato, uma canção dos Empíricos, foi eleita pelo portal Laboratório Pop como uma das 100 melhores feitas no Brasil em 2009. Embora com baixa presença do público, a noite contou com rock de qualidade, sem frescuras ou firulas.

Os curitibanos da Anacrônica no palco do Alona
Com uma baixista em sua formação, Tênis Sujo e um Scarpin foi um dos destaques da noite
Após mais de doze horas de viagem, os gaúchos da Empíricos fecharam a primeira noite de prévias

Espero ter sanado a curiosidade da Fernanda.

Saudações tamaranenses,

4 comentários:

Lais Taine disse...

Com menos intensidade, mas pelo o menos foram mencionados.

Viva o senhor Lucas que deu uma "contornada" na situação.

Isabela Cunha disse...

"Carne, osso, bloquinho e gravador", se tivesse colaborativa podia colocar aí computadores, câmeras, cabos. E se fosse domingo não ia salvar ninguém das frescuras e firulas. he.
Brincadeiras à parte, ótimo texto, Tamarana.E ótimas fotos também!

Tatiana Ribeiro disse...

Sanou um pouquinho da minha, Lucas. Mas me deu um arrependimento profundo de não ter ido!
Ótimo texto e fotos também!

Yuri Martinez disse...

Comentando aqui pra frizar o profissionalismo quase-não-amador do Tamarana. E pra choramingar minha ausência nessas prévias. Garanto minha magreza e barbixa nos locais do evento, propriamente dito! Belo trabalho, jovem!