21/10/2010

Empatia

Recebi um email da colaborativa hoje cedo. O título era "foto marcelo feliz". Bem isso. A noite foi linda, linda mesmo. A internet terrível do Sumatra acabou favorecendo a colaborativa. Como a conexão muito lenta caía toda hora, pela primeira vez, pude ver por alguns minutos (mas só por alguns minutos) nossa ilha vazia, com todos espalhados pelo salão, dançando, sorrindo, tranquilinhos que só.
O dia havia sido cansativo. Alguns de nós, da cobertura colaborativa, estavam de pé desde às 7h da manhã, se preparando para receber Mombojó e Mitch & Mitch. No decorrer da tarde, cheguei a procurar no dicionário a melhor definição para um post que escreveria e escolhi a palavra "empatia". E era esta mesma que eu queria usar.

Empatia: Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias.
Com a assessoria do Mombojó, não recebemos permissão para filmagens no aeroporto. Na chegada do hotel, pareciam secos e na passagem de som quase em cima da hora, mal abriram a boca. Mas, desde quando whysk 12 anos, toalhas branquinhas e não autorização de imagem faz parte das características de uma banda que sabe o que é o perrengue de estar no cenário independente?
Devia ser cansaço. E era. Depois do show, foram bem mais agradáveis e na entrevista explicaram que estavam quebrados da comemoração de aniversário de um dos integrantes da banda, feita no avião. Explicaram também que o lendário wisky estava no contrato e que viam como algo normal. Assistiram ao show do Mitch & Mitch e mais tarde tomaram uma cervejinha com o pessoal que tava lá. E, empatias a parte, o som foi impecável. Forte presença de palco, instrumentos harmonicamente sincronizados, emoção da platéia, sensações que só um legítimo recifense sabe provocar com sua música. Sem falar do sotaque gostoso, penso mesmo que os pernambucanos ainda vai dominar o mundo, ôh berço de coisa boa.
Quanto ao Mitch & Mitch, nem me preocupo em escrever muito, porque eu sei que nas próximas horas esse blog vai explodir de bons comentários. Isto se os textos já não estiverem sendo postados enquanto termino este. Mas, nunca é demais comentar a empatia entre os poloneses e nós que acompanhamos o Demo Sul. Oh yeah!
E aí eu retomo a "foto marcelo feliz", para ter a terceira margem do que representou a palavra empatia, ontem. Noite bonita, ficou na memória. Tenho até receio de escrever algo e tirar o brilho exclusivo do sorriso, não só do Marcelo e da Josi, mas de cada um de nós da colaborativa. Então, prefiro terminar com a foto e o email da Tati Ribeiro, aquele que disse que recebi hoje cedo:
"Bom dia, pessoal. Que noite linda a de ontem, hein?"

Nenhum comentário: