15/10/2011

É sábado, é Demo Sul 2011!

Para quem não chegava nunca, o Festival Demo Sul 2011 tá tão bom, que tá passando rapidinho! Após uma rodada de negócios, que rolou esta tarde lá no Barbearia Bar, com Claudio Pilha (Bar A Obra/BH), daqui a pouco a nossa segunda noite vai começar, com shows incríveis dos grupos, Osso e Dente, The Monkberry e Móveis Coloniais de Acaju, aqui no Hotel Sumatra (Rua Senador Souza Naves, 803) às 23h30. A cobertura colaborativa, já tá aqui faz tempo, confere aí um pouquinho sobre as bandas:

Osso e Dente.
O projeto Osso e Dente tem como mote os mais variados tipos de alienação possíveis: a alienação mediática, a alienação homofóbica, a alienação política, a alienação religiosa entre tantas outras. A arte de elite, arte popular e arte de massa são elementos invocados de forma aleatória nas canções, estas, por vez, transitam entre a erudição, o folclórico e o comercial sugerindo a desterritorialização que, neste caso, se confunde com precarização do território, desenraizamento, hibridismo cultural e perda da identidade territorial, processo este caro a toda humanidade, porém inevitável na dinâmica atual. Instigar, causar asco, risos, indignação, aversão, simpatia são objetivos da ação provocativa das canções de escárnio, estas por vez, caracterizadas pela sátira indireta, rica em ambiguidades que abrandam e encobrem parcialmente a agressividade das críticas. A banda formada Caetano Zaganini (voz/violão), Camila Rios (voz/percussão), Victor Pedrassoni (baixo/voz), Daniel Cavalini (violão), Felipy Andrade (guitarra), Guilherme Benassi (bateria) e Maria Thomé (percussão), fará a abertura da nossa segunda noite.

The Monkberry.
A banda The Monkberry, vem carregada de boas canções Folk-Rock, melodias e arranjos delicadamente equilibrados com pegajosas intervenções dos teclados, mesclados ao rock clássico com um quê de baladas para cantar. Letras que falam sobre sentimentos guardados por todo ser humano e sobre a vida cotidiana. A banda traz influências que parecem vir de todos os cantos possíveis, e tudo à base de psicodélia sessentista e setentista, com boas doses do rock alternativo dos anos 90 e contemporâneos. 
Embora ainda muito jovem, o grupo formado por Leonardo Formigoni (Voz, Teclados, Guitarra), Christian Franco (Voz, Violão, Guitarra, Teclados), Marco Aurélio Chiara (Guitarra, Voz), Gean Donato (Bateria) e Alessandro Franco (Baixo), participou do importante Festival Demo Sul (2010), tocando ao lado de nomes como Tom Zé e Pato Fu, sendo considerada a boa surpresa surgida na cena londrinense e estará participando também este ano.


Móveis Coloniais de Acaju.
Resumir Móveis Coloniais de Acaju é uma tarefa das mais difíceis. Descrever a sonoridade e a energia ao vivo do grupo exigiria um espaço considerável. Além disso, ainda há o lado empreendedor dessa banda-empresa que organiza seu próprio festival, produz e vende seus produtos (camisetas, acessórios, discos) e planeja suas turnês. Eis algumas palavras sobre a banda.
Em 1998, o Móveis surgiu com ideais que se confundem a outras bandas. Um grupo de jovens amigos que buscavam uma sonoridade singular, diversão e, quem sabe, o sucesso. Mal sabiam que estavam a iniciar um dos mais ambiciosos e interessantes projetos musicais do Brasil. Logo no início, com seu o grandioso e sonoro nome, queriam ter diferentes instrumentos, como: metais, flauta e gaita, além de guitarra, bateria e baixo. Tocando “feijoada búlgara” (termo usado pelo grupo para explicar a mistura do rock, ska a ritmos brasileiros e do leste europeu), o nome extenso, à formação esquisita e a incansável vontade de tocar e se apresentar ao vivo completavam a essência da banda.
Após alguns anos fazendo muitos shows por várias cidades, perceberam que era a hora de lançar seu primeiro CD. "Idem" lançado em 2005,  foi a primeira grande experiência em estúdio. E a incansável vontade de tocar os levaram para uma turnê por vário países da Europa, em Agosto de 2008. Sem exceção, foram ovacionados em todos os shows. Os novos ares ajudaram a fechar o repertório do segundo disco "C-mpl-te", lançado em 2009, que consolidou a identidade sonora da banda. E hoje a banda chegou em Londrina para participar do nosso festival!

Acompanhe no twitter: @festivaldemosul / @themonkberry / @ossoedente / @moveis

Nenhum comentário: