06/12/2012

Produtores lançam “Festivais Brasileiros Associados” (FBA) e divulgam calendário para 2013

Grupo reúne 17 importantes eventos de música independente, de todo o Brasil, durante o ano inteiro; lançamento aconteceu em Goiânia no último sábado (10)

O Brasil tem uma nova associação de festivais de música independente. Lançada oficialmente em Goiânia no último dia 10 de novembro e chamada “Festivais Brasileiros Associados” (FBA), a entidade reúne 17 eventos de todas as regiões do país. Entre eles estão alguns dos mais tradicionais e precursores desse movimento musical no Brasil, como o Abril Pro Rock (PE), o Goiânia Noise (GO) e o Porão do Rock (DF).

A FBA foi apresentada em coletiva de imprensa durante o Goiânia Noise 2012, divulgando seu calendário oficial para o ano de 2013 (veja abaixo). Logo depois, os produtores dos festivais se reuniram para traçar os principais objetivos da associação no próximo período. Entre as prioridades estão uma série de encontros com parceiros, poder público e iniciativa privada, para valorizar os eventos, criando um circuito sólido e sustentável. Haverá uma assembléia geral dos festivais no próximo mês de abril, durante o Abril Pro Rock, em Recife.

“Temos uma diversidade que vai desde festivais amplos como o Rec Beat (em Recife) e Demo Sul (Londrina/PR) a segmentados como o Psycho Carnival (Curitiba) ou o Campeonato Mineiro de Surfe (Belo Horizonte).” afirma Vinícius Lemos, vice-presidente da FBA e produtor do festival Casarão, em Rondônia. “A maioria dos festivais tem perto de 10 anos de atividades sendo que alguns já chegam quase aos 20. Buscaremos representar esse grupo e achar soluções comuns para o crescimento de todos”, completa.

A FBA é constituída por 4 festivais na região norte, 5 no sudeste, 3 no nordeste, 3 no sul e 2 no centro-oeste brasileiro.

A diretoria é composta por:


Paulo André - Abril Pro Rock (presidente);
Vinícius Lemos - Casarão (vice-presidente);
Alessandro Carvalho - Udirock (tesoureiro);
Léo Bigode - Goiania Noise (secretário geral)


Veja abaixo a lista completa de festivais e o calendário para o ano de 2013:


Fevereiro: Rec Beat (PE)  e Psycho Carnival (PR)

Abril: Abril Pro Rock (PE) e Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe (MG)

Maio/Junho: Tendencies Rock Festival (TO)

Agosto: Porão do Rock (DF) e Goiânia Noise (GO)

Setembro: Festival Casarão (RO)  e TOME / Tocantins Música Expressa (TO)

Outubro: Demo Sul (PR) e Mada (RN)

Novembro: El Mapa de Todos (RS), Udirock (MG) e PMW Rock Festival (TO)

Dezembro: Araribóia Rock (RJ)

*Datas a confirmar em 2013: 
53HC Music Fest (MG) e Flaming Nights (MG)


SOBRE A FBA

A necessidade de valorização dos festivais de música independente brasileiros, contribuindo para a sustentabilidade e crescimento do setor levou à articulação entre importantes eventos do país, de norte a sul, para a criação de uma nova associação. Dos dezessete festivais reunidos, treze já estiveram juntos na Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes), desligando-se da entidade no último mês de dezembro.

A FBA nasce tendo, como missão, o fortalecimento local e nacional dos festivais, qualificando o diálogo com parceiros, poder público  e  iniciativa  privada, consolidando uma rede sólida, viável e diversificada por todas regiões brasileiras. A associação aposta na perspectiva de desenvolvimento social e econômico pela via da cultura, com música e eventos de qualidade durante o ano todo.


Os festivais da FBA representam a tradição da cena independente brasileira, com sucesso de público e crítica ao longo dos anos. Alguns dos eventos participantes já alcançam quase duas décadas de atividades, como seara ou laboratório de novas tendências. A FBA desenha um extenso mapa musical do país, com eventos ricos em oportunidade e criatividade, acompanhando o crescimento do Brasil neste século XXI, sua afirmação cultural e suas novas possibilidade.



LINHA DO TEMPO

Dezembro 2011 – Treze festivais desligam-se da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) em São Paulo.


Fevereiro 2012 – Os treze festivais e outros quatro, de diferentes regiões do país, fundam a FBA (Festivais Brasileiros Associados), definindo também a primeira diretoria da entidade, com mandato até 2014.

Abril 2012 – Os integrantes da FBA se reúnem durante o Abril Prock, em Recife, para definir o estatuto da entidade e suas principais diretrizes.

Novembro 2012 – A FBA é lançada oficialmente durante o Goiânia Noise, realizando também sua reunião de planejamento e definindo o calendário para o ano de 2013. 

Nenhum comentário: