09/10/2013

Inocentes: um pedaço da história do punk brasileiro em Londrina

A banda Inocentes surge em 81 em São Paulo, quando o punk paulistano ainda estava ganhando forma, sendo uma das primeiras bandas da cidade no estilo. Alguns de seus integrantes já viviam o estilo punk tocando nas bandas Restos de Nada e Condutores de Cadáver.
Em pouco tempo, os Inocentes começam a fazer sucesso. Cada vez mais, o punk se fortalece na cidade e se difunde pelas redondezas: sul, sudeste e centro-oeste começam a aderir às músicas de protesto feitas em dois acordes.


Lá estão os Inocentes, entre diversos documentários, curtas, médias e longas, representando parte do cenário punk da época. E assim os Inocentes entram pra história do punk brasileiro... Com sua importância devidamente reconhecida.
O sucesso é tanto, que Inocentes se torna a primeira banda punk a conseguir um contrato com uma multinacional: a Warner. Desnecessário é dizer que a partir de então a banda sofre os maiores preconceitos de seu público: punk de verdade não grava com multinacional, tem que ser independente... Mas os Inocentes deixam claro: o que mais importa é fazer um som de qualidade, música punk acima de qualquer coisa.
Do período, o sucesso Rotina, do álbum Pânico em SP.




Após o contrato com a Warner, os Inocentes aparecem em dezenas de programas de TV. A própria banda reconhece que vários deles não tem nada a ver com seu estilo punk de ser... Mas fazer contrato com uma multinacional também tem seu lado ruim! Apesar dos pesares, os Inocentes ganham cada vez mais reconhecimento. Fazem várias turnês no Brasil inteiro. Todo punk de verdade sabe quem são os Inocentes!

Anos 2013. Inocentes continua na ativa. Há 18 anos com a mesma formação, a banda continua fazendo shows pelo Brasil afora. Anselmo Monstro no baixo, Clemente Nascimento na voz e guitarra, Nonô na bateria e Ronaldo Passos na guitarra. É esse colosso da história do punk brasileiro que vamos ouvir neste sábado, no bar Hush Pub, às 23 horas, dentro da programação do maior festival de música independente do sul do Brasil: o Demo Sul. Imperdível pra quem curte punk, imperdível pra quem curte um bom Rock.
Os ingressos podem ser adquiridos na loja Sonkey, na rua Souza Naves nº9.
Com vocês, mais um som dos Inocentes, Cala a Boca, sucesso do álbum Embalados a Vácuo, já do período em que a banda volta a gravar com selo independente.





Nenhum comentário: