09/08/2010

Projeto Demo Sul Colaborativo



Produção colaborativa é um tema extremamente atual, que caminha junto com conceitos de internet livre e inteligência coletiva. Pode ser definida como um processo criativo coletivo no qual a informação não possui caráter único, podendo ser alterada por todos e captada a partir de diferentes olhares.

Demo Sul Colaborativo é uma ação integrada a décima edição do Festival Demo Sul (15 a 23/10/2010), que almeja esmiuçar e produzir ampla cobertura participativa sobre o festival. Os participantes vão produzir um conteúdo específico que será veiculado pela internet. Resenhas das bandas, dos shows, entrevistas, fotos, vídeos, e materiais de outras mídias são bem-vindos.

Objetivos específicos do projeto
Estimular a produção e o fomento de conteúdo, além da articulação de novos agentes interessados em movimentar a cena cultural local;
Registrar, a partir de vários focos, cada evento integrado ao Demo Sul 2010;
Democratizar o acesso a informação e a cobertura do evento;
Proporcionar um estágio real e intensivo de aprendizagem na área cultural (musical);

Origem
Os processos de criação coletiva e produção colaborativa em rede remetem ao início dos anos 2000. Especificamente em festivais independetes, a ideia pioneira foi desenvolvida e experimentada em dezembro do ano passado, em Santa Maria (RS) no Macondo Circus 2009. Em 2010, a experiência desenvolveu-se na primeira edição do Festival Canja, como um reflexo e extensão do Macondo Circus e assim trazemos a experiência para Londrina, para a 10ª edição do Festival Demo Sul.

Funcionamento
Um cadastramento com os interessados será realizado e os selecionados irão trocar uma ideia pessoalmente com a organização do festival, para explicar cada etapa e dividir as tarefas. 
Nos dias do Festival, Demo Sul Colaborativa se instalará em alguns locais onde o evento acontecer, montando ilhas e QGs de edição com infra-estrutura básica para os envolvidos trabalharem e produzirem cobertura em tempo real.
O projeto será desenvolvido em três etapas, da seguinte maneira:

I etapa:
Divulgação e preenchimento do cadastro online para interessados em participar do projeto -público;
análise do formulário e contato com os inscritos - organização;
envio de email de confirmação de inscrição - público e organização.

II etapa:
Encontro presencial dos inscritos nos dias 09 e 10/9 (em horário a ser definido) com o núcleo de comunicação do Demo Sul para explicação de funcionamento, diretrizes e estruturação das equipes de trabalho durante o Demo Sul 2010;
Produção prática e acompanhamento das equipes/trabalhos nas Prévias do Demo Sul (10, 11 e 12/09).

III etapa:
Produção de conteúdo e execução do projeto Demo Sul Colaborativa entre os dias 15 a 23 de outubro de 2010.

Que massa, quero participar!
Os interessados devem preencher o FORMULÁRIO DE CADASTRO DA EQUIPE COLABORATIVA DO FESTIVAL DEMO SUL 2010 até o dia 03/9 e comparecer a pelo menos uma das reuniões presenciais, que acontecerá na Sede do Coletivo Alona (Av. Leste Oeste, 518) nos dias 09 e 10/09 (os horários dos encontros serão definidos na  etapa I de execução do projeto). Quem comparecer a um dos dois dias estará apto a já participar da cobertura das 2ª Prévias do Demo Sul, que acontecem nos dias 10, 11 e 12 de setembro.
Para quem não puder comparecer nos dias 09 e 10, uma teceira data será dispobilizada e agendada por e-mail.

Nenhum comentário: