24/09/2010

Inscrições abertas para as oficinas, workshops e VI Simpósio de Música Independente



O Festival Demo Sul 10 anos abre inscrições para as atividades formativas do evento, todas gratuitas e com limite de vagas 


Dias 17, 18 e 19 de outubro/ das 14h às 17h, na Vila Cultural Kinoarte (Rua Paraíba, 331).



Oficina de Produção de Videoclipe (25 vagas): Sob a coordenação de Bruno Gehring e Felipe Augusto da Kinoarte – Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina, os participantes vão formar uma equipe que irá produzir um vídeo para a banda mais votada das Prévias Demo Sul, a londrinense Locodillos. O objetivo é permitir que os alunos vivenciem todas as etapas da produção de um videoclipe, desde a escolha do repertório até a pós-produção.

 ESGOTADO
  


Dias 18 e 19 de outubro/ das 18h30 às 21h, no Auditório da Sonkey (Rua Souza Naves, 9).



Workshop de Guitarra (50 vagas):
O músico e produtor Marco Tureta irá compartilhar noções básicas de guitarra-rock com quem participar de seu workshop. Tureta tem sete álbuns gravados e se dedica principalmente a produzir trilhas sonoras para espetáculos de dança contemporânea, circo, animações, videogames e internet, além de compor jingles comerciais. O workshop vai abordar as escalas mais utilizadas no rock, seus campos harmônicos e suas cadeias principais, além de técnicas instrumentais como bends, ligados, slides, oitavas e algumas aplicações práticas de clichês típicos do gênero.




Workshop de contrabaixo (50 vagas):
Com o arranjador, compositor e pesquisador mato-grossense Ebinho Cardoso, autor do livro “Harmonia e Dicionário de Acordes para Baixo Elétrico”, resultado de anos de pesquisa sobre o baixo como instrumento harmônico. Ebinho tem um vasto currículo como instrumentista, explorando principalmente elementos atípicos do baixo elétrico.





Dia 21 de outubro/ das 14 às 17h, na sala 656 do Departamento de Música e Teatro do CECA, campus da UEL.

                        


VI Simpósio de Música Independente (80 vagas): A sexta edição do Simpósio de Música Independente formaliza um espaço para a reflexão acerca da cena independente que tem o objetivo de mapear suas carências e esboçar estratégias para o seu fortalecimento. Neste ano, as discussões vão contar com a presença de Alex Antunes, Márcia Buzalaf e Carolina Tokuyo.

Além do debate, o Simpósio vai marcar o lançamento do Alona Card, uma moeda social que será implantada dentro da logística e estrutura do festival. Com o objetivo de desenvolver localmente a troca de bens e serviços culturais, o Alona Card, assim como outras moedas solidárias, é uma estratégia de sistematização do chamado escambo ou permuta, que é regularmente praticado pelas instituições que promovem a cultura da cidade. Buscando promover o fortalecimento e a auto-sustentabilidade do circuito cultural que envolve produtores, prestadores de serviço, artistas e consumidores, a moeda será implantada em caráter experimental, e a resposta recebida por sua circulação no festival vai servir para a análise de sua viabilidade na cidade de Londrina.

Alex Antunes tem um vasto currículo como jornalista cultural (atualmente na revista Rolling Stone), produtor musical, curador de mostras e festivais, além de ter sido radialista, coordenador de uma gravadora, dono de loja de discos e programador musical de uma casa noturna. Alex também escreveu o romance “A Estratégia de Lilith”, publicado pela Conrad em 2001.

Márcia Buzalaf é professora do departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual de Londrina. Atuando na imprensa tem experiência como repórter, redatora e editora. Sua tese de doutorado trata do problema da censura no jornal alternativo O Pasquim. No Simpósio ela abordará o tema: “Comunicação de massa e cultura alternativa: caminhos possíveis”.

Carolina Tokuyo é gestora cultural formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de São Carlos.  Carol coordena a Associação Caminho das Artes, é integrante do circuito Fora do Eixo e co-fundadora do Massa Coletiva – Núcleo Cooperativo de Comunicação e Cultura, onde atua como coordenadora do sistema de crédito da moeda social Marcianos. Durante o simpósio ela vai abordar principalmente o tema da Economia Solidária, tratando mais especificamente das questões envolvendo as moedas solidárias.




De 20 a 22 de outubro/ das 14h às 17h na Vila Cultural Alona (Av. Leste- Oeste, 518).



Oficina de Produção Radiofônica (25 vagas): Os participantes vão discutir temas como linguagem radiofônica e produção musical alinhados a conceitos e dinâmicas coletivas para a prática da arte e da comunicação independente. Na oficina ainda rolam transmissões ao vivo e podcasts. A coordenação dos trabalhos será de Felipe Silva e Jovem Palerosi, do Projeto Multimídia Independência ou Marte voltado para a difusão da cultura musical independente.

 ESGOTADO


Dia 22 de outubro/ das 14h às 17h na Sonkey (Rua Souza Naves, 9)



Oficina: dicas de produção e divulgação de bandas novas (30 vagas): A oficina começa como uma sessão de análise: por que as pessoas montam bandas? E o que elas esperam destas bandas? Partindo de perguntas aparentemente abstratas como estas, o bate-papo proposto se baseia em ajudar cada músico a responder algumas perguntas básicas antes de começar a produzir qualquer coisa, até porque, com várias opções de produção e divulgação, o essencial é cada banda saber aonde quer ou pode chegar. A partir daí, as dicas se tornam mais práticas, como um passo-a-passo de produção musical independente em tempos de internet. Coordenada por Rodrigo Lariú, que desenvolveu o mesmo trabalho em outros festivais independentes do país.


3 comentários:

Renata Cabrera disse...

Programação animal; confesso que está difícil de decidir no que se inscrever. Mas enfim, tenho uma dúvida com relação a participação no VI Simpósio de Música Independente que acontece simuntaneamente com a Oficina de produção radiofônica(...) seria possível participar de ambos, caso me ausentasse no segundo dia da Oficina? No contrário, o desfalque seria muito grande? Só! Até.

Glaydson Soares Filho disse...

AEE PESSOAL A SEGUNDA PARTE DO NOSSO MAKING OF DO SHOW DA PRÉVIA DEMOSUL JÁ ESTÁ NO AR!

ASSITAM NO CANAL aerooficialTV: http://www.youtube.com/user/aerooficialTV

abraços.

Unknown disse...

Oi Renata,

Infelizmente sim.
O dia 21 será td ao mesmot empo agora, rs.