21/10/2011

Mesa Redonda - O Cinema e as fronteiras da internet no século XXI

A primeira mesa redonda iniciamos com a discussão das distintas culturas da cidade: dança, teatro, música. E na segunda com “O cinema e as fronteiras da internet no século XXI: relatos e experiências “. A mesa era composta por Filipe Garcia Peçanha, conhecido como Carioca, da Casa fora do Eixo de São Carlos, Anderson Craveiro, professor da Unopar(Universidade Norte do Paraná) e cineasta, Bruno Gehring diretor e produtor da Kinoarte.

O cinema nessa nova era tem mais espaço para o que é comercial, o “alternativo” a isso fica limitado diante aos meios tecnológicos em que se vive atualmente. Para promover o que ainda chega para uma minoria interessada ao bom filme está sendo feita por grupos que, realmente, esperam propagar a cultura.

Um exemplo é a ideia que o Fora do Eixo realiza,o Df5, que existe pra uma nova distribuição e democratização do acesso aos filmes. Uma forma para o novo entendimento e percepção, que cinema, em sua palavra é muito mais que películas com temporadas intermináveis, mas que ainda são a maior bilheteria.

“Tem a alma, mas não tem o alvo”, Carioca faz a provocação às limitações.

Será que essa “cultura” não deveria começar nas escolas, com boas referências?

A resposta, com segurança, é sim!
Por Marina Melo


Fotos: Renata Cabrera

Nenhum comentário: