21/10/2011

VIII Simpósio de Música Independente

Rádio pública, música autoral e educação! Estes foram alguns dos assuntos pautados na mesa de debates que rolou nesta sexta-feira, lá no Departamento de música da Universidade Estadual de Londrina.

Com provocações diversas, interação do público que estava presente, puta bagagem de compartilhamento e principalmente respeito entre a galera que estava na mesa, é que foi dirigido o simpósio deste ano no festival Demo Sul.

Fui pautada pra fotografar, mas como esses jornalistas de hoje tem que ser meio "multimídia", cá estou eu, escrevendo um bocado do que foi esse lance da roda de debate.

No começo, senti que o pessoal estava levemente sonolento; mas também não é pra menos! Pois eita sexta-feira que não acabava era essa. A UEL resplandecia o verde e um ventinho bão batia na cabeleira. Quase impossível fazer com que a gente se concentrasse numa palestra. Mas nossos convidados venceram !

Eis que começa a mesa, e o pessoal se apresentou. "Olá, sou fulano, sou de tal lugar, faço tal coisa e hoje eu vou falar sobre pipipi papapa...". Clássicas introduções de debates! Mas necessária!

Acho que a coisa começou a deslanchar mesmo quando o microfone foi pro público e o mediador deu uma fisgada no que a galera parecia querer ouvir. Produção!

Muita gente questionou quais eram as características pra uma música ser tocada na rádio pública, o que fazia da música autoral diferenciada, quais as características da criação independente, festivais... Enfim!

O bate papo terminou com um apelo pra que o curso de música interaja mais com a rádio da Universidade e que role mais motivação por parte da rapaziada que ainda está na faculdade. Pois é preciso integrar as artes para estimular a cadeia produtiva e fortalecer a pluralidade que tem neste nosso Brasil!

Dá uma olhada nos cliques aqui em baixo...


Buenas noches a todos, e não se esqueçam que mais tarde, rola a terceira noite de programação artística desta edição do Demo Sul. E se não comprou sua entrada, ainda dá tempo. Corre lá na Sonkey, ou na Up Time (escola de inglês) e bora nos encontrar mais tarde lá no Grêmio recreativo!

Inté!

Nenhum comentário: