12/10/2013

X Simpósio de Música Independente

Simpósio traz a Londrina Fernando Rosa e Paulo André, para abordar o tema música independente

No dia 10 de outubro, ás 14h, no Departamento de Música e Teatro do CECA, na Uel, aconteceu o X Simpósio de Música Independente, com a participação de Paulo André de Recife (PE) e Fernando Rosa (RS).
Fernando Rosa, conhecido como Senhor F, é referência no rock alternativo e jornalismo musical, visitou a cidade de Londrina pela primeira vez, por intermédio do Festival Demo Sul, mas já acompanhava algumas músicas da cidade. Acredita-se que atualmente há mais bandas de rocks do que há 30 anos atrás, graças a mudança de padrão e ao baixos custos de divulgação.
Atualmente à uma ampla produção cultural, que está se tornando cada vez mais dispersa. Fernando Rosa busca através de ser portal, ‘Senhor F’, divulgar, promover e integrar a produção musical independente brasileira e iberoamericana, além de produzir um olhar objetivo e único dessa geração. Desde o inicio o portal, trata-se de temas relacionados ao resgate da história do rock brasileiro, o estímulo à produção independente e a busca da integração da música latino americana.
Segundo Senhor F, é preciso trabalhar com artistas nacionais, porque a renovação está lenta, frágil e a qualidade está cada vez mais inferior às gerações anteriores.  “As pessoas estão se dando conta que precisam voltar a ouvir música, a produzir músicas e compreender essa época”, afirma Fernando Rosa
Afirma Fernando Rosa, que para criar um festival é necessário que tenha relações francas, viabilizando uma relação de intercâmbio cultural, sendo um dos motivos para que os festivais sobrevivam a essas décadas.
Outra participação no X Simpósio de Música Independente foi o curador e um dos produtores do Abril Pro Rock do Recife (PE), Paulo André. Presenciou o surgimento do rock funk pesado, como a banda Red Hot Chilli Peppers e Trash Metal, além de acompanhar a movimentação musical de várias bandas de rock famosas nos Estados Unidos.
Paulo André afirma que ainda somos um país de música Mpb, Bossa Nova e Samba, sendo um dos maiores mercados músicas atualmente no Brasil, assim tornando o espaço no mercado musical pequeno para o rock no país. No entanto, o restante do mundo produz rock, tornando grande a competitividade entre bandas no exterior. Segundo Paulo André, o caminho internacional é um caminho amplo, mas o desafio é entrar no mercado.




Nenhum comentário: