19/10/2010

Minha primeira aula de guitarra

Com uns 13 anos por ae, eu pentelhei mto a minha mãe para me por numa aula de guitarra. Esperta como ela é, disse que se eu aprendesse 1º o violão e realmente mandasse bem, ela me dava a guitarra. Lógico, minha vocação mostrou-se nula, e ela não teve que gastar com uma guitarra só para mim. Hoje, de rock eu entendo do meu jeito, e olha lá. De guitarra, eu ainda jogo no easy do guitar hero, entao dá pra ver que, né?? hahaha

Mas, hoje também tive minha primeira aula, no workshop que o Marco Tureta e Yudi Yamada, ambos professores formados pela UEL, derão na Sonkey, em parceria com o festival. Nem preciso dizer que foi uma aula beeem diferente né?


Os professores, que tocam juntos desde 2004, abriram a aula tocando juntos uma sequência que para mim, completamente leiga no assunto (e assumo) só consigo definir como deliciosamente envolvente. A definição que eles deram pra melodia que eu gostei tanto foi um 'improviso com escalas em mim maior e menor'. aaah ... (oi?) haha

'Pra falar de rock é legal falar de blues', começou Marco Tureta, passando a escala que todo santo guitarrista (ou qualquer outro musicista) aprende em suas primeiras aulas, em diversos ritmos e estilos. E assim foi decorrendo o work shop, enquanto um explicava sobre escalas, acordes, junções, o outro tocava as sequências demonstrando quão simples aquela misutra de influências pode vir a ser. (Bem, pelo menos me pareceu que pra quem entende é fácil haha)

A 'sala' estava completa por 16 'alunos', sendo destes, apenas 2 mulheres! Meninas do rock, cadê vocês aqui?? A galera toda muito compenetrada (com certeza entendeu bem mais que eu, lógico) e tinha de tudo na oficina, o cabeludinho, ao cara com uma carinha mais nerd, blusinha polo, boina e brincão de argola, todo mundo focado, em silencio cumplice ao som.

Eu aprendi o que é um benji, um slide, progessões, ponto flutuante, ponte fixa, uns efeitos que eu não vo conta pra vcs como são haha e bem, mesmo não sabendo fazer haha pelo menos aprendi oq é ne, já é um começo!

Eu vi a galera vidrada, sem nem piscar, acompanhando ferozmente os dedos do Tureta que deslizavam pela guitarra sem parar. Vi sorrisinhos cumplices do tipo 'aah lá, visu' entre os meninos. Senti o chão do tablado tremendo com as vibrações das cordas. Pernas e pés acompanhando o ritmo. Ouvi blues, rock old school, solos quentissimos, jazz ...


Para os dois guitarristas, o Demo Sul deixou de ser um pequeno festival alternativo e já tomou dimendões nacionais. 'Não é mais só um festival de bandas, onde elas vem, tocam um dia e vão embora. É muito mais que isso'. Sobre a oficina, a idéia deles é sempre contrinuir, 'do pessoal que está aqui, alguns sabem do que estamos falando, outros mais ou menos, outros não tem idéia. Mas queremos sempre acrescentar para que depois quem sabe, eles pesquisem e vão atrás do que mais gostaram. Há diferentes formas de expressar seu som, tem que ralar mesmo'.

Olha, não posso falar como profissional, nem ao menos como alguém que entende do assunto haha mas pra mim, essa 1a aula foi mto gostosa e se eu não aprendi muito, pelo menos ouvi mta musica bom e conheci dois caras que mandam MTOOO na guitarra!! Tenho certeza que valeu a pena pra quem tava la curtindo e aprendendo de verdade, pois os caras tem muito o que passar! Eles tocam com uma entrega tão grande que eu fiquei morrendo de vontade de tocar também! E só de ver alguem tão apaixonado e inerte na própria música, já vale muito a pena.

Nenhum comentário: